por em 13 de agosto de 2012

Lifting de Face

Cirurgia Plástica de Face – Lifting Facial –

Ritidoplastia – Facelift – Lifting de Face

Campo Grande, Mato Grosso do Sul

 

Ritidoplastia: a Cirurgia Plástica Facial

 

A face pode ser comparada ao nosso cartão de visitas, ou seja, é através dela que nos apresentamos ao mundo e é através dela que o mundo reconhece nossas expressões faciais e sentimentos em um determinado momento. Durante o processo de envelhecimento, a pele vai perdendo sua elasticidade e firmeza, além disso, fatores externos tais como o sol, o tabagismo e a gravidade podem influenciar neste processo. Rugas, sulcos, flacidez, pés-de-galinha e excesso de pele na face e pescoço podem deixar você com aspecto mais envelhecido do que você realmente se sente, passando uma imagem de senilidade. E um dos principais responsáveis por este efeito é a flacidez da pele, causando a perda dos belos contornos e ângulos que tivemos um dia em nossa juventude. Os ângulos e contornos da face quando bem demarcados representam a beleza e garantem a jovialidade.

A ritidoplastia, conhecida também por lifting de face ou facelift, é a cirurgia plastica de face que permite que a beleza facial perdida com os anos volte a ser destaque, sempre conservando a estrutura facial e mantendo as expressões naturais, promovendo não só a mudança estética, mas também uma grande mudança mental, para que o corpo possa entrar em equilíbrio com a mente. A moderna compreensão sobre a cirurgia plástica do rejuvenescimento facial visa não somente retirar o excesso de pele existente (flacidez), mas também reposicionar os tecidos profundos flácidos (caídos) e ao mesmo tempo, promover o aumento de volume em certas regiões faciais que durante o processo de envelhecimento, sofreram perda de volume (murcharam).

Ritidos, do grego rhýstis ou rhytidós, significa ruga. A ritidoplastia também é conhecida por lifting facial, facelift ou cirurgia plastica de face. Na CLINIPLAST -Campo Grande, Dr. Giovanni André Pires Viana, cirurgião plástico que se destaca por obter excelentes resultados, oferece lifting de face, cirurgia plastica de face para ajudar você a obter o visual desejado, com um aspecto mais natural possível. O lifting facial (ritidoplastia) pode ajudar você a reduzir a proeminência das rugas, sulcos, flacidez, dobras e outros sinais visíveis de envelhecimento que podem ofuscar sua beleza natural. Os resultados da cirurgia plastica de face permitem mudanças impressionantes no semblante, deixando uma aparência descansada e sem deixar transparecer estigmas da cirurgia de lifting de face, lifting facial.

O Perfil Jovial

O parâmetro que é considerado o ideal para o resultado da cirurgia plástica face é aquele em que se retira o excesso de flacidez, reposicionando os tecidos em sua posição anatômica e sem alterar as características faciais de cada pessoa. Um perfil jovial mostra uma mandíbula forte que se separa do pescoço promovendo um sombreado ao longo de seu bordo inferior. O ângulo cérvico-mentoniano deve ter 90 graus ou menos, com o osso hióide posicionado em seu ápice, no plano ou acima do plano da mandíbula. Esta, por sua vez, deverá está bem demarcada entre a face e o pescoço.

Pacientes com Bom Perfil para realizar o Lifting de Face

O candidato ideal para a cirurgia plastica de face (lifting facial) não deve ser fumante, visa resultados realistas, tem boas demarcações e estrutura óssea, tem o osso hióide bem posicionado, boa elasticidade na pele e pouca gordura subcutânea. Obviamente nem todos pacientes de cirurgia plástica facial se encaixam neste perfil esperado, mas é para isso, dentre outras coisas, que servem as diferentes técnicas de cirurgia plastica de face a serem usadas durante o procedimento de ritidoplastia. Os pacientes fumantes terão recomendações para suspender ou até largar o vício antes da cirurgia e deverão receber cuidados especiais durante o lifting de face, facelift. Caso o paciente tenha uma assimetria importante, Dr. Giovanni André irá explicar os possíveis tratamentos ao paciente, dos quais deverão exigir diferentes técnicas para cada caso.

Candidatos à Cirurgia Plastica de Face: Para quem está indicado o Lifting Facial?

A cirurgia plastica de face (ritidoplastia) é realizada tanto em mulheres quanto em homens, que sintam certo desconforto em relação a sua face devido à flacidez, sulcos profundos, rugas, etc. Muitas vezes, o envelhecimento precoce pode proporcionar um semblante cansado, que não combina com a idade real do paciente. A ritidoplastia é o tratamento individualizado de cirurgia plastica de face mais importante, benéfico e eficaz para pacientes acima de 35 anos que desejam melhorar as alterações decorrentes do envelhecimento da face. Além disso, pacientes que tenham as bochechas caídas e flácidas, bem como aqueles que perderam os belos contornos da face, como o da maçã do rosto, a demarcação da mandíbula e que tenham perdido o contorno do ângulo cérvico-mentoniano, que tenham rugas finas ao redor dos lábios, dos olhos e do queixo, que tenham excesso de pele nos olhos e grandes bolsões marcando, queda de sobrancelhas, dentre outros possíveis sinais de envelhecimento da face, são excelentes candidatos ao lifting de face – cirurgia plastica de face.

Não somente pelo envelhecimento, mas a cirurgia plástica face – facelift – oferece também a correção de flacidez importante decorrente de grande perda de peso. Ao perder muito peso, o paciente passa a ter excesso de pele por todo corpo, inclusive na face, a qual fica com aspecto envelhecido e cansado.

Portanto, no geral, Dr. Giovanni André Pires Viana indica o lifting de face – ritidoplastia, cirurgia plastica de face – nos casos de sinais de envelhecimento facial importante (flacidez, rugas, sulcos profundos, etc.) e grande perda de peso, quando é necessária a retirada do excesso de pele da face. Porém, existem alguns casos menos comuns quando é possível a correção pelo facelift, lifting de face. Entre em contato com nossa Clínica e saiba mais sobre a ritidoplastia, lifting facial, lifting de face, cirurgia plastica de face.

Sinais de Envelhecimento Facial que podem ser melhorados com a Cirurgia Plastica de Face – Ritidoplastia – Lifting Facial

Uma pergunta frequente dos pacientes que desejam se submeter ao lifting facial – cirurgia plastica de face – é sobre quais pontos e sinais de envelhecimento que serão beneficiados com a cirurgia plastica de face – facelift. Dr. Giovanni André Pires Viana explica que os pacientes têm seu padrão de envelhecimento diferenciado, que pode ser determinado pela genética, suporte ósseo e outros fatores externos.

Porém, alguns dos sinais de envelhecimento facial acometem todos os pacientes, independentemente do padrão de envelhecimento. A maioria dos sinais de envelhecimento poderão ser melhorados com a cirurgia plastica de face, o lifting de face, que são:

  1. rugas glabelares (entre as sobrancelhas), periorbitais (ao redor dos olhos), na região frontal (testa), etc. (veja também aplicação de Botox®);
  2. ptose (queda) da cauda da sobrancelha (veja também cirurgia Castanãres Modificado e aplicação de Botox®);
  3. excesso de pele na parte superior das pálpebras (veja também blefaroplastia);
  4. sulco palpebral superior muito profundo;
  5. flacidez e rugas nas pálpebras inferiores (veja também aplicação de Restylane®);
  6. bolsas de gordura nas pálpebras inferiores;
  7. olheiras (veja também aplicação de Restylane®);
  8. queda do terço médio da face (bochechas) – ptose do tecido malar -;
  9. flacidez generalizada da pele;
  10. sulco nasogeniano ou “bigode chinês” (veja também preenchimento com Restylane®);
  11. rugas periorais, ou seja, ao redor da boca, como o “código de barras” (veja também dermoabrasão);
  12. queda dos cantos da boca;
  13. sulco lábio-mentoniano (“marionete”);
  14. tecidos que caem sobre a mandíbula (“bulldog”)
  15. perda da definição, flacidez e acúmulo de gordura no pescoço (veja também minilifting cervical);
  16. bandas platismais.

Benefícios da Ritidoplastia: a mudança que o Lifting Facial (Cirurgia Plastica de Face) pode promover

Não só pela melhora da auto-estima e da autoconfiança que o paciente terá após realizar a cirurgia plastica de face (ritidoplastia), mas também há algumas incríveis mudanças no aspecto de toda face e do pescoço com o lifting facial. Todos os sinais de envelhecimento que podem ser beneficiados com o facelift, cirurgia plastica de face, formam um conjunto importante para proporcionar ao paciente um rosto com ar jovial e atraente de novo. O Lifting Facial (também conhecido como Ritidoplastia) confere um outro benefício mais complexo de definir: ele levanta os tecidos que estavam flácidos e pendentes no rosto, melhorando o volume do terço médio e superior da face, deixando o terço inferior mais estreito, produzindo o “triângulo jovial” da face. Essa cirurgia plastica de face é um tratamento que nenhuma outra cirurgia plastica pode trazer ao paciente. A face, antes com aspecto flácido e cansado, em forma do “triângulo senil”, característica de pacientes com idade mais avançada, voltam a ter um belo contorno facial, ângulos bem definidos e demarcados.

Limitações da Ritidoplastia – Facelift

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o lifting de face (cirurgia plastica de face) não foi feito para melhorar a qualidade da pele, não tendo qualquer efeito sobre a qualidade dela. O lifting facial (facelift) é indicado para corrigir flacidez, ptoses e atrofias dos tecidos faciais. Portanto, é importante lembrar que a ritidoplastia (cirurgia plastica de face) não é tratamento para pigmentação desuniforme, rugas, queratoses actínicas (manchas de sol), dobras muito profundas, dentre outros defeitos inestéticos que envolvem a qualidade da pele. É claro que rugas finas, dobras e algumas irregularidades têm uma melhora importante com a cirurgia plastica de face, ritidoplastia, por ela tracionar os músculos e retirar o excesso de pele. Mas ainda assim alguns sulcos, dobras e rugas profundas poderão permanecer. Para os pacientes que realizaram o lifting de face e ainda desejam uma melhora na qualidade da pele após a cirurgia plastica de face, Dr. Giovanni André Pires Viana indica os tratamentos por peelings químicos, aplicação de Botox® ou até por preenchimento com Restylane® dependendo do caso. Há inúmeros procedimentos que podem ser associados ao lifting de face.

Associação do Lifting de Face (Cirurgia Plastica de Face) a outras Cirurgias Plasticas

É comum que o paciente, que deseja ser submetido a uma cirurgia plástica de face –ritidoplastia – considere também a associação com outra cirurgia plastica e/ou procedimento não cirúrgico. Com frequência Dr. Giovanni André Pires Viana realiza a cirurgia plastica de face, o lifting facial, associado a blefaroplastia. Descubra alguns dos procedimentos oferecidos pela CLINIPLAST que podem ser associados à ritidoplastia:

Os resultados de uma ritidoplastia (lifting de face) associada a qualquer outro procedimento que melhore a qualidade da pele são muito satisfatórios e realizados com frequência na CLINIPLAST – Clínica Cirurgia Plastica Estetica e Reparadora Dr. Giovanni Pires Viana , Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

A Localização da Incisão (corte) realizada no Lifting de Face

Na cirurgia plastica de face (facelift) realizado pelo cirurgião plástico Dr. Giovanni André Pires Viana em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a incisão do lifting de face pode ser dividida em três segmentos:

  • a incisão da plastica de face dentro do cabelo na região temporal é usada para tratar as rugas dos cantos dos olhos e elevar a cauda da sobrancelha;
  • a parte anterior ao pavilhão auricular (orelha) da incisão da cirurgia plastica de face (lifting facial) é realizada para abordar o terço médio da face e levantar os tecidos profundos com a plicatura do SMAS;
  • a região posterior da incisão da cirurgia plastica de face (lifting de face) é realizada na dobra posterior do pavilhão auricular e se continua dentro do cabelo, para trás, para tratar a flacidez do pescoço com plicatura do SMAS a esse nível.

Cumpre lembrar que toda a incisão da cirurgia plastica de face é posicionada de modo a manter a naturalidade do resultado ao mesmo tempo em que a torna inconspícua e dissimulada. Assim, não é a cicatriz dessa cirurgia plastica de face que incomoda pacientes no pós-operatório.

Diferenciais do Lifting Facial (Cirurgia Plastica de Face) realizado pelo Dr. Giovanni André Pires Viana

Volume e Tensão

A tendência do lifting de face é de proporcionar resultados cada vez mais naturais. O uso moderado do volume e da tensão durante a cirurgia plastica de face é essencial para que se obtenha bons resultados. Ao realizar o lifting facial, Dr. Giovanni André, prezando sempre pela naturalidade e satisfação do paciente, redistribui e dá volume à face, além de realizar delicadas plicaturas (pequenas pregas), proporcionando leve tensão nos músculos. Quando o cirurgiao plástico se utiliza somente da tensão na cirurgia plastica de face (lifting de face), acaba por usá-la em excesso, deixando o rosto com aspecto de muito “esticado”, resultando numa face artificial e sem expressões. Além disso, a falta de bom senso durante a cirurgia plastica de face, ritidoplastia, poderá acarretar em grandes distorsões e cicatrizes inestéticas.

Minimamente Invasivo

Dr. Giovanni André não utiliza do lifting facial profundo ou com descolamento composto por serem técnicas de cirurgia plastica de face (ritidoplastia) muito invasivas, que prolongam o tempo de recuperação e que podem proporcionar altos riscos ao paciente, como danos ao nervo facial. Portanto, ao realizar a cirurgia plastica de face (lifting de face), Dr. Giovanni André se utiliza da plicatura do SMAS e platisma, técnicas pouco invasivas, que proporcionam excelentes resultados e não exigem muito tempo de recuperação.

Harmonia Facial

O objetivo da ritidoplastia é melhorar a aparência facial do paciente e não deixá-lo com aspecto desarmônico ou com a face característica de quem acabou de fazer um lifting facial, ou seja, com resultados artificiais. Uso excessivo da tensão, retirada excessiva de gordura, mudanças muito radicais e dar destaque à uma área do rosto somente, deixando as outras de lado, pode resultar numa face desarmônica.

Atrofia e Flacidez

O processo de envelhecimento não envolve somente a flacidez dos tecidos e deteriorização da pele, mas também envolve a atrofia dos tecidos, especialmente o adiposo. O senso estético apurado do cirurgião conta muito na hora de avaliar o paciente. Ao detectar os problemas e defeitos a serem corrigidos, Dr. Giovanni André avalia meticulosamente o paciente durante a consulta para que ele possa detectar exatamente o que causou e o que causa o defeito inestético do paciente. A partir daí, Dr. Giovanni André, com seu apurado senso estético e profundo conhecimento da anatomia, passa a decidir quais manobras e técnicas que terá que utilizar durante o procedimento da cirurgia plastica de face, ritidoplastia.

Pré-operatório da Ritidoplastia

Os Medicamentos que deverão ser Suspensos antes do Lifting de Face (Lifting Facial)

Suplementos, medicamentos com ervas medicinais, Vitamina E, Ginkgo Biloba, chá verde, medicamentos que não necessitam de prescrição médica, etc. Tudo isso parece bastante inofensivo. Mas não são para quem está prestes a realizar uma cirurgia plastica de face. Existem alguns medicamentos que Dr. Giovanni André Pires Viana recomenda a sua suspensão 15 dias antes e 15 dias depois de realizada a ritidoplastia (facelift), por interferirem diretamente na coagulação do sangue, nos sedativos, na anestesia, na adrenalina e principalmente na cicatrização do paciente. Mesmo os medicamentos que parecem ser “inofensivos”, como os naturais, terão algumas restrições tanto no pré como no pós-operatório. Por isso, é muito importante que o paciente informe ao cirurgiao plastico sobre todos os medicamentos que esteja tomando antes de realizar a cirurgia plastica de face. Além desses já citados, são alguns dos medicamentos que deverão ser suspensos:

  • Moderadores de apetite e Medicamentos para Emagrecer (anfetaminas, sibutramina, etc);
  • Anticoagulantes orais (marcumar, marevan, etc);
  • Arnica;
  • Antidepressivos tricíclicos (amitriptilina, clomipramina, nortriptilina, etc);
  • Ácido Acetilsalicílico, a famosa Aspirina, conhecida por AAS, também comercializada pelo nome de Alka-Seltzer, Bufferin, etc.

Exames requisitados antes de se realizar a Ritidoplastia – Cirurgia Plastica de Face

Para que Dr. Giovanni André possa avaliar a saúde de seu paciente, bem como as condições que se encontra, ele fará a requisição de alguns exames que são essenciais para que haja segurança durante o procedimento de cirurgia plastica de face (lifting de face), sem expor o paciente a qualquer risco que envolva sua saúde. As vezes, uma simples alergia, desconhecida pelo paciente, pode ser detectada nos exames e isto é muito importante para o cirurgião plastico: ele deverá conhecer as condições do seu paciente, para que tudo dê certo durante a cirurgia.

Geralmente, Dr. Giovanni André solicita os seguintes exames:

  • Hemograma completo;
  • TAP com INR;
  • KPTT (ou TTPA)
  • Creatinina;
  • Uréia;
  • Glicemia de jejum;
  • Proteínas totais e frações
  • Urina I;
  • Risco cirúrgico, que consiste na avaliação com o cardiologista.

É inviável para o cirurgiao plastico realizar qualquer procedimento de cirurgia plastica de face, lifting facial, sem primeiro obter e avaliar os resultados dos exames acima, pois, caso contrário, ele correrá o risco de surgirem complicações decorrentes de causas desconhecidas, mas que poderiam ser evitadas, durante a cirurgia plastica de face.

A Consulta para a Cirurgia Plastica de Face

A consulta no pré-operatório é essencial para que o paciente possa conhecer melhor o cirurgiao plastico. É neste momento em que o paciente deve se informar sobre o cirurgiao e saber se ele realmente é especializado e tem certificado para atuar na área. Deve-se tirar todas as dúvidas, resolver as angústias e os receios sobre a cirurgia plastica de face, ritidoplastia. O paciente deverá estar seguro e decidido que irá se submeter a uma cirurgia plastica de face que irá transformá-lo por completo: criando harmonia entre o corpo e a alma.

O Procedimento de Lifting Face (Ritidoplastia)

Durante a cirurgia de face, lifting de face, Dr. Giovanni André realiza incisões dentro do cabelo e em dobras naturais da face. Em seguida, a pele é separada da gordura e tecidos musculares subjacentes. Realiza-se uma lipoaspiração do submento para melhorar o contorno do pescoço. Então, os tecidos profundos são reposicionados e, finalmente, apenas a pele em excesso é retirada, deixando um resultado natural e duradouro, que consiste o lifting de face, facelift. Para completar o novo e jovial aspecto que você terá após o lifting de face, Dr. Giovanni André Pires Viana oferece uma variedade de procedimentos corporais, acesse nosso site ou entre em contato conosco.

Contra-indicações da Ritidoplastia

São raras as contra-indicações da cirurgia plastica de face, ritidoplastia, mas quando há qualquer contra-indicação, ela deverá ser obedecida. Dificilmente há indicação de lifting de face em pacientes com menos de 35 anos de idade. Indicações deste tipo só existem caso o paciente tenha perdido muito peso, mas não por ter sinais de envelhecimento e flacidez. Além disso, pacientes que não tenham uma expectativa realista sobre o resultado possível, bem como naqueles pacientes nos quais os exames solicitados no pré-operatório tragam algum resultado desfavorável, Dr. Giovanni André não indica que o paciente realize o lifting de face (facelift).

Perguntas frequentemente realizadas durante a consulta para realizar cirurgia plástica de face – ritidoplastia – Dr. Giovanni André Pires Viana – Campo Grande – Mato Grosso do Sul

01) P: QUANTOS ANOS VOU REJUVENESCER ?

R: Não é possível, através da cirurgia plastica de face, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. Apesar desta cirurgia visar rejuvenescê-la, é impossível estabelecer o período de rejuvenescimento

02) P: COMO FICARÃO AS CICATRIZES ?

R: A cirurgia plástica de face visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos profundos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes serão permanentes, e vão se modificando com o decorrer do tempo. Recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Cada paciente comporta-sediferentemente de outro, em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em alguns casos, tornar-se imperceptível.

Certas pacientes podem apresentar tendência à cicatrização inestética (cicatriz hipertófica e quelóide). Este fato deverá ser discutido, durante a consulta inicial, bem como suas características familiares. Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrização.

Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou quelóide, não devem ser confundidas, entretanto, com a evolução natural do período mediato da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando se pode fazer a avaliação da fase em que se encontra.

03) P: EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFICAS ?

R: Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30o dia até o 12o mês) como sendo uma complicação cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida com seu médico.

04) P: POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO ?

R: A cirurgia da face, pescoço e pálpebras retardam visualmente o processo de envelhecimento desses territórios. Retardam, mas não interrompem o “processo evolutivo do organismo”. E em alguns casos, há necessidade de complementos, após curto período de tempo.

05) P: HÁ RISCO NESTA OPERAÇÃO ?

R: Todo ato médico inclui um risco variável e a Cirurgia Plástica como parte da Medicina, não é exceção. Pode-se minimizar o risco preparando-se convenientemente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente.

06) P: AS FOTOGRAFIAS PRÉ E PÓS-OPERATÓRlAS SÃO IMPORTANTES ?

R: A melhor maneira de se avaliar o resultado obtido é através da comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas em padrões fotográficos semelhantes nesses dois períodos. As fotografias dos(as) pacientes fazem parte integrante de seu prontuário médico.

07) P: QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADO PARA A OPERAÇÃO ?

R: Poderá ser utilizada a anestesia geral, quanto, anestesia local com sedação, a critério do cirurgião e anestesista. Na CLINIPLAST damos preferência pela anestesia local associada a sedação.

08) P: QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRÚRGICO ?

R: Em caso de cirurgia completa, envolvendo face, pálpebras e pescoço, o ato cirúrgico poderá durar 4 horas ou mais, dependendo do caso. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

09) P: QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO ?

R: Dependendo do tipo de anestesia, entre 24 a 48 horas, sempre se levando em conta o conforto e segurança do paciente.

10) P: SÃO UTILIZADOS CURATIVOS ?

R: Sim. Geralmente são utilizados curativos. Um primeiro curativo permanece em torno das primeiras 48 horas, optando por um novo curativo em toda a área operada ou sobre as cicatrizes residuais, após esse período, que ficará por aproximadamente 5 dias.

11) P: OS OLHOS FICAM OCLUÍDOS NO PÓS-OPERATÓRIO ?

R: Não obrigatoriamente. Poderá ser recomendada a aplicação de compressas de gaze ou algodão embebidos em solução fisiológica ou em água fria sobre os olhos, que podem ser trocadas periodicamente, várias vezes ao dia.

12) P: HÁ DOR, NO PÓS-OPERATÓRlO ?

R: Ocasionalmente poderá ocorrer dor, que poderá ser controlada com analgésicos comuns.

13) P: QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS ?

R: Os pontos das pálpebras poderão ser removidos a partir do 3o ou 4o dia. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo), entre sete e doze dias.

14) P: QUANDO PODERÁ SER UTILIZADA MAQUIAGEM ?

R: Fica a cargo de cada cirurgião fornecer maiores detalhes a esse respeito, mas se tudo correr bem, em torno da 1a semana.

15) P: QUANDO PODERÃO SER LAVADOS E PENTEADOS OS CABELOS ?

R: Entre o quinto e o sétimo dia pós-operatório poderão ser lavados e penteados os cabelos (com cautela). Para secá-los, pode-se utilizar secador manual com ar discretamente aquecido. As tinturas geralmente após a 4o semana .

16) P: O “CORTE DE CABELO” PREPARATÓRlO PARA A CIRURGIA É MUITO EXTENSO ?

R:. Os cabelos quando cortados abrangem apenas as áreas das incisões, portanto, no pós-operatório imediato, este inconveniente poderá ser disfarçado, com penteado adequado.

17) P: QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA ?

R: Até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes, evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com maior ou menor intensidade que outros. O seu organismo se encarregará de dissipar esses pequenos transtornos. Toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião, que lhe prestará os esclarecimentos necessários para sua tranqüilidade. Um curto período de “depressão emocional” poderá ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto transitório, geralmente advêm da “ansiedade em ser atingir o resultado

final o quanto antes”. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia de rejuvenescimento facial poderá ser avaliado de pelo menos 3 a 6 meses de pós-operatório.

As informações divulgadas neste site tem caráter meramente informativo e não devem ser utilizadas para diagnósticos, procedimentos ou tratamentos médicos sem a prévia consulta e a orientação de um especialista. Consulte sempre um médico.