por em 13 de agosto de 2012

Minilifting de Pescoço

Minilifting de Pescoço Campo Grande, Mato Grosso do Sul – Minilifting Cervical – Dr. Giovanni André Pires Viana

Minilifting de Pescoço (Minilifting Cervical)

Quando a face ainda não mostra os sinais do tempo, mas o pescoço se encontra com excesso de pele ou de gordura, pode-se realizar um procedimento apenas para tratar o pescoço, o minilifting de pescoço, que restaura o contorno do pescoço, corrige a flacidez e devolve seu aspecto jovem. O cirurgião plástico Dr. Giovanni André, com sua Clínica de Cirurgia Plastica em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, realiza a cirurgia de minilifting cervical para minimizar os efeitos do tempo no pescoço, restaurando seu contorno, dando maior tensão ao músculo platisma que o compõe. A Aproximação das Bandas Platismais é o tratamento das margens do músculo Platisma na linha média do pescoço. Nesta cirurgia são reposicionadas estruturas profundas do pescoço de forma a eliminar ou reduzir as pregas verticais da pele e do músculo.

Avaliação de paciente com Flacidez no Pescoço (Cervical)

Durante a consulta médica com o cirurgião plástico em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, Dr. Giovanni André Pires Viana, ele vai avaliar se há:

  • flacidez de pele (e seu excesso) no pescoço;
  • excesso de gordura no pescoço;
  • presença de bandas do platisma, formando duas pregas verticais abaixo do queixo;
  • presença ou não de flacidez de face;
  • presença de cicatrizes decorrentes de cirurgias prévias;
  • posição do lóbulo da orelha e se este é preso ou naturalmente solto;
  • presença ou não de hipomentonismo.

Qual a diferença entre o Lifting Facial Completo e o Minilifting?

Basicamente, o minilifting equivale a um terço do lifting de face. O que isso quer dizer ? O lifting cérvico-facial (cirurgia plástica completa da face) é a cirurgia plástica que irá tratar da flacidez facial e cervical (excesso de pele na face e pescoço), enquanto que o minilifting cervical irá tratar apenas a flacidez cervical (pescoço), deixando o resto da face sem tratamento. A cirurgia plástica de minilifting cervical tem como principal indicação aqueles pacientes que têm flacidez ou rugas no pescoço, ou bandas do platisma (pregas verticais no pescoço), com a face com pouca ou nenhuma flacidez.

O Candidato ao Minilifting de Pescoço

Como mencionado acima, o minilifting de pescoço serve para pacientes que apresentam uma face firme, mas com pescoço desproporcionalmente flácido. Essa cirurgia visa retirar o excesso de pele do pescoço, dar mais firmeza ao pescoço com o tratamento da musculatura cervical, amenizar ou eliminar as bandas visíveis do músculo platisma, amenizar as rugas do pescoço (porém raramente as elimina totalmente), restabelecer o contorno da mandíbula e elevar os tecidos do pescoço para restaurar o ângulo cervical, presente na juventude. Vale lembrar que essa cirurgia não promove resultados acima da mandíbula, e para isso seria necessário o lifting completo, cérvico-facial.

Como é o pós-operatório do Minilifting Cervical (Minilifting de Pescoço)?

A cirurgia de minilifting de pescoço, Campo Grande, é realizada pelo Dr. Giovanni André no centro cirúrgico com anestesia local e sedação, podendo a paciente ter alta cerca de duas a três horas depois da cirurgia de minilifting, uma vez que ela acorde bem. O período que se segue depois da cirurgia plastica de minilifting é bastante tranquilo, indolor e com um pequeno inchaço, podendo aparecer alguns sinais de equimose (roxo), especialmente no quinto dia depois da cirurgia de minilifting cervical. O curativo que é utilizado no centro-cirúrgico é retirado em dois a três dias. Recomenda-se dormir um mês de barriga para cima, sem realizar esforços físicos e academia. A alimentação deve ser pastosa por cerca de quatro dias, para não forçar a muscultarura trabalhada (pode-se ingerir peixe, carne moída, carne bem cozida, purê, arroz, feijão, mas nada duro de mastigar).

Existem outros tipos de Minilifting?

Sim, dois outros tipos de minilifting existem:

  • Minilifting Temporal
  • Minilifting Facial

Minilifting Temporal

Este é um minilifting que consiste apenas em uma incisão dentro do cabelo, acima da orelha, em formato curvado com concavidade voltada para a face, com a finalidade de se realizar um descolamento dos cantos dos olhos e retirada de tecido dentro do cabelo, sem cicatrizes externas, para diminuir o peso dos tecidos nos cantos dos olhos e realizar uma discreta elevação dos supercílios. Tal procedimento é realizado sob anestesia local e sedação pelo Dr. Giovanni André e tem sua indicação em pacientes que têm maior flacidez nos cantos dos olhos do que queda dos supercílios.

Minilifting Facial

É um procedimento em que se realiza a cirurgia plástica com uma pequena incisão e um pequeno descolamento na frente das orelhas para realizar uma pequena retirada de pele, tratando uma flacidez discreta, principalmente em pacientes um pouco jovens, entre 35 e 45 anos, naqueles que não ficaram satisfeito com o resultado de outra cirurgia plástica de face, ou em pacientes que sejam muito magros. Nesta cirurgia plástica de minilifting os tecidos profundos da face são tratados, mas não tratam a região do pescoço.

As Cirurgias Mais Frequentemente Associadas ao Minilifting de Pescoço

É muito comum se associarem outras cirurgias plásticas ao minilifting, a fim de se obter um tratamento estético facial mais completo. Listamos abaixo algumas cirurgias muito comumente realizadas na CLINIPLAST, em associação ao minilifting de pescoço:

Blefaroplastia: a cirurgia plástica das pálpebras é bastante procurada por pacientes que desejam realizar o minilifting. As pálpebras, por sua posição privilegiada na face, são de suma importância e frequentemente denotam a idade, necessitando de uma retirada de pele ou bolsas de gordura em uma cirurgia indolor e simples, para conferir um ar de “descanso”, preservando a naturalidade do resultado.

Mentoplastia: o hipomentonismo, ou queixo pequeno, pode acentuar a queda dos tecidos no pescoço e também pode ser um dos principais fatores que levam à procura pela cirurgia plástica de minilifting de pescoço. Por esse motivo, Dr. Giovanni André Pires Viana, durante a consulta para a cirurgia de minilifting, avalia o perfil da paciente e indica a mentoplastia com silicone sólido quando necessário. A mentoplastia é então realizada com uma incisão por dentro da boca e os resultados são excelentes, com um pós-operatório bastante tranquilo.

Peeling de Fenol: apesar de a indicação para minilifting ocorrer em pacientes sem flacidez da face, a pele facial pode estar precisando de um rejuvenescimento ou de um tratamento definitivo para manchas e rugas finas.

Rinoplastia: como parte do processo natural de envelhecimento, o nariz tende a crescer e ter sua ponta mais caída. Isso faz com que o nariz passe a estar cada vez mais evidente e pesado na face, necessitando de uma cirurgia plástica para restabelecer a harmonia facial. A rinoplastia é outra cirurgia muito procurada pelas pacientes que realizam o minilifting e trazem, em conjunto, muita satisfação pela delicadeza dos resultados.

A seguir as perguntas mais freqüentes sobre a cirurgia plástica do minilifting do pescoço – Campo Grande – Mato Grosso do Sul – Dr. Giovanni André Pires Viana

01) P: COMO FICARÃO AS CICATRIZES?

R: A cirurgia plástica de face visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos profundos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes serão permanentes, e vão se modificando com o decorrer do tempo. Recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Cada paciente comporta-sediferentemente de outro, em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em alguns casos, tornar-se imperceptível.

Certas pacientes podem apresentar tendência à cicatrização inestética (cicatriz hipertófica e quelóide). Este fato deverá ser discutido, durante a consulta inicial, bem como suas características familiares. Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrização.

Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou quelóide, não devem ser confundidas, entretanto, com a evolução natural do período mediato da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando se pode fazer a avaliação da fase em que se encontra.

02) P: EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFICAS?

R: Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30o dia até o 12o mês) como sendo uma complicação cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida com seu médico.

03) P: POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO?

R: A cirurgia da face, pescoço e pálpebras retardam visualmente o processo de envelhecimento desses territórios. Retardam, mas não interrompem o “processo evolutivo do organismo”. E em alguns casos, há necessidade de complementos, após curto período de tempo.

04) P: HÁ RISCO NESTA OPERAÇÃO?

R: Todo ato médico inclui um risco variável e a Cirurgia Plástica como parte da Medicina, não é exceção. Pode-se minimizar o risco preparando-se convenientemente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente.

05) P: AS FOTOGRAFIAS PRÉ E PÓS-OPERATÓRlAS SÃO IMPORTANTES?

R: A melhor maneira de se avaliar o resultado obtido é através da comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas em padrões fotográficos semelhantes nesses dois períodos. As fotografias dos(as) pacientes fazem parte integrante de seu prontuário médico.

06) P: QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADO PARA A OPERAÇÃO?

R: Poderá ser utilizada a anestesia geral, quanto, anestesia local com sedação, a critério do cirurgião e anestesista.

07) P: QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRÚRGICO?

R: Em caso de cirurgia completa, envolvendo face, pálpebras e pescoço, o ato cirúrgico poderá durar 4 horas ou mais, dependendo do caso. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

08) P: QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?

R: Dependendo do tipo de anestesia, entre 12 e 24 horas, sempre se levando em conta o conforto e segurança do paciente.

09) P: SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?

R: Sim. Geralmente são utilizados curativos. Um primeiro curativo permanece em torno das primeiras 72 horas, podendo-se optar por um novo curativo em toda a área operada ou sobre as cicatrizes residuais, após esse período.

11) P: HÁ DOR, NO PÓS-OPERATÓRlO?

R: Ocasionalmente poderá ocorrer dor, que poderá ser controlada com analgésicos comuns.

12) P: QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?

R: Os pontos serão removidos entre sete e doze dias.

14) P: QUANDO PODERÁ SER UTILIZADA MAQUIAGEM?

R: Fica a cargo de cada cirurgião fornecer maiores detalhes a esse respeito, mas se tudo correr bem, em torno da 1a semana.

15) P: QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?

R: Até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes, evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com maior ou menor intensidade que outros. O seu organismo se encarregará de dissipar esses pequenos transtornos. Toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião, que lhe prestará os esclarecimentos necessários para sua tranqüilidade. Um curto período de “depressão emocional” poderá ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto transitório, geralmente advêm da “ansiedade em ser atingir o resultado

final o quanto antes”. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia de rejuvenescimento facial poderá ser avaliado de pelo menos 3 a 6 meses de pós-operatório.

Agende uma consulta para Cirurgia Plastica de Minilifting ou outra modalidade de Cirurgia Plastica na CLINIPLAST

Entre em contato com nossa clínica no Mato Grosso do Sul, Brasil hoje para agendar uma consulta para minilifting cervical, minilifting de pescoço ou outra forma de cirurgia plastica de seu interesse.

As informações divulgadas neste site tem caráter meramente informativo e não devem ser utilizadas para diagnósticos, procedimentos ou tratamentos médicos sem a prévia consulta e a orientação de um especialista. Consulte sempre um médico.