por em 13 de agosto de 2012

Face

Cirurgia Plastica da FaceLifting Facial – Facelift – Ritidoplastia

Cirurgia PlásticaCAMPO GRANDE

O processo de envelhecimento é inevitável e com o passar dos anos a pele começa a ficar flácida tanto na face quanto no pescoço. Os chamados “pés de galinha” surgem em torno dos olhos; as linhas de expressão começam a ficar mais profundas; há perda do contorno da mandíbula e em baixo do queixo surge outro “queixo” ou pregas verticais surgem na região anterior do pescoço.

Fatores tais como hereditariedade, hábitos pessoais, ação da gravidade e a exposição solar excessiva contribuem para o processo de envelhecimento. É importante para a pessoa que procura este tipo de tratamento entender as limitações da cirurgia. Não há técnica ideal, mas todas visam melhorar o contorno facial. O tipo de pele, o grau de elasticidade da pele, a estrutura óssea da face são fatores que influenciam no resultado.

A cirurgia plastica ritidoplastia ou cirurgia do “face lift” não pode parar o envelhecimento e nem tão pouco é capaz de atrasar o relógio biológico. Ela apenas atenua as marcas do envelhecimento, permitindo ao paciente melhor aceitação deste processo. O lifting de face, que consiste na retirada do excesso de pele que foi se formando com o tempo. Para os pacientes que desejam remoçar a face de forma mais marcante, a cirurgia plástica de face pode ser associada a outros procedimentos complementares, como a cirurgia plastica de pálpebras (blefaroplastia), o peeling de fenol para eliminar rugas e manchas, a dermoabrasão para tratar as rugas dos lábios, o Botox® que atenua as contrações dos músculos da face temporariamente, o preenchimento de lábios e do bigode chinês com ácido hialurônico, conhecido comercialmente por Restylane®, entre outros. O facelift, ou cirurgia plástica de lifting facial, é uma cirurgia que consegue retirar sinais de envelhecimento da face e o aspecto de cansaço, mantendo um resultado natural e duradouro, na medida em que trata não somente a flacidez de pele, mas também da queda dos tecidos profundos da face.

A cirurgia plástica de face, o lifting facial, é realizado com uma incisão que é composta por três partes:

  • região temporal (dentro do cabelo) – para tratar a flacidez dos cantos dos olhos;
  • na frente da orelha – para levantar os tecidos caídos da face através de plicatura do SMAS e
  • atrás da orelha – para tratar a flacidez do pescoço.

A plicatura de submento durante a cirurgia plástica facial consiste em uma pequena abertura no queixo que dá acesso ao pescoço, quando se realiza um fechamento das bandas mediais do músculo platisma nessa região, além de tratamento do queixo duplo.

Alguns estigmas da cirurgia plástica de face devem ser evitados para que se tenha um resultado totalmente natural:

  • a costeleta não deve subir muito durante a cirurgia plastica facial, mantendo-se a raiz do cabelo no nível ou abaixo da raiz da orelha;
  • o lóbulo da orelha deve ser mantido em sua posição natural, ligeiramente posterior ao trágus durante a cirurgia plástica de lifting facial;
  • na cirurgia plástica de face, a distância entre o fim da cauda do supercílio e a linha anterior do cabelo deve ser preservada, pois se muito longa evidencia a realização da cirurgia plastica;
  • o cirurgião plástico deve tomar o cuidado de rodar o retalho atrás da orelha para frente, o suficiente para minimizar o degrau do pé do cabelo após a cirurgia plastica;
  • a retirada de pele na frente da orelha deve ser realizada de forma confortável, para que a cirurgia plástica preserve a anatomia do trágus, mantendo sua naturalidade na medida em que o mesmo não se apaga com a cirurgia plastica.

Lifting Frontal – Cirurgia Plástica da Testa

A cirurgia plastica de face pode, em alguns casos, necessitar de tratamento da região frontal (testa), que é chamado de lifting frontal, ou cirurgia plastica da testa. Existem duas modalidades possíveis dessa cirurgia: o lifting coronal e o lifting frontal endoscópico.

O lifting coronal consiste em um prolongamento das incisões temporais de um lifting cérvico-facial, unido essas cicatrizes de um lado a outro, cerca de três dedos atrás da linha do cabelo. O lifting frontal endoscópico é realizado como a cirurgia decrita acima, porém, ao invés de uma incisão única de um lado ao outro do couro cabeludo, realizam-se cinco pequenas incisões espalhadas dentro co cabelo. É indicada principalmente para pacientes que necessitam de uma cirurgia plastica frontal, porém têm uma testa longa.

A cirurgia plástica de elevação de supercílios pela Técnica Castanãres Modificado

A técnica de Castanhares (ou Castañares) foi primeiramente descrita por seu criador, o cirurgião plástico Salvador Castañares em 1964 e consiste em uma retirada de fuso de pele rente à parte superior dos supercílios, com maior retirada na região lateral, que causa um efeito de elevação maior da cauda dos supercílios. Os resultados da técnica de Castanhares sempre foram indiscutivelmente excelentes, com a única reticência baseada na cicatriz que podia ficar um pouco aparente, especialmente na parte medial (mais central) das sobrancelhas.

O Dr. Giovanni Pires Viana e Dr. Giovanni André Pires Viana modificaram a abordagem tradicional de Castanãres e conseguiram desta maneira, elevar a cauda do supercílio, com uma  cicatriz menor e que fica escondida junto aos pelos.

Saiba mais sobre a cirurgia plastica de face – ritidoplastia – e outras modalidades de cirurgia plastica Campo Grande, entrando em contato com a CLINIPLAST.

As informações divulgadas neste site tem caráter meramente informativo e não devem ser utilizadas para diagnósticos, procedimentos ou tratamentos médicos sem a prévia consulta e a orientação de um especialista. Consulte sempre um médico.